Fundamento

Os serviços de consultoria em processos minerais desenvolvidos pela MOPE têm a sua fundamentação teórica baseada no MODELO OPERACIONAL, um compêndio de engenharia de processos de autoria do engenheiro chileno Alexis P. Yovanovic que vem sendo desenvolvido no Brasil desde 1987 para diversas operações com transferência de partículas minerais. Nele se estabelece uma analogia com os processos químicos criando uma nova interpretação fenomenológica para a transferência entre partículas minerais. O Modelo Operacional define como as partículas minerais se comportariam caso fossem moléculas, orientando-as sempre pelo caminho mais curto, assim como o GPS para um motorista.

Os dois livros de Engenharia de Processos sobre o Modelo Operacional estão disponíveis para download gratuito.

Engenharia_da_Cominuicao_e_Moagem_em_Moinhos_Tubulares

“Engenharia da Cominuição e Moagem em Moinhos Tubulares”, ISBN 85904718-2-9. (2006)

Download.

Engenharia_da_Concentracao_de_Massa_por_Flotacao

“Engenharia da Concentração e Massa por Flotação – Volume 1: Fundamentos da Flotação”, ISBN 85.904718-1-0. (2004)

Download.

Nossos Serviços

MOPECONTROL

A modalidade home-office com a qual grande parte da mineração está aprendendo a conviver, seria mais eficiente se houvesse um acompanhamento digital online das operações para executivos, gestores de processo e principalmente para os operadores, que gostariam de “ver” a usina na tela do seu notebook a cada instante, de qualquer lugar onde a tecnologia digital o permita.

Como resultado do desenvolvimento de vários projetos ao longo dos anos, a MOPE desenvolveu procedimentos e estratégias de suporte à gestão Operacional e à Engenharia de Processos que, junto com operação assistida e treinamento, utiliza informações disponíveis na usina (manual/online) para levar controle ao chão de fábrica, estabilidade à operação e segurança ao ambiente corporativo.

O serviço de consultoria da MOPE culmina num sistema totalmente customizado à realidade da usina. O MOPECONTROL faz a interface entre a modernidade de TI/TA disponível e a realidade da operação, utilizando conceitos de processos e simulações baseados no Modelo Operacional para orientar a melhoria contínua na planta, o que o torna único no mercado. Atuando em diversos níveis da empresa, o MOPECONTROL traz a segurança de ter a usina em suas mãos.

Inteligência de Processos é o conhecimento maduro apoiado pela tecnologia disponível!

Apresentação MOPECONTROL

A MOPE conta com o auxílio da APTA Sistemas de Automação Ltda., empresa especialista em soluções de integração entre TA e TI e verticalização de sistemas industriais, durante o processo de implantação do MOPECONTROL. Desse modo, estamos prontos para extrair o máximo da estrutura de TI/TA existente e, quando necessário, aportar as melhorias pertinentes.

(www.aptasistemas.com.br)

Concentração Seletiva

Atualmente os minérios vêm se apresentando cada vez mais pobres e difíceis de beneficiar. Isso acontece tanto nos novos projetos quanto nas usinas em operação. Ao beneficiar o minério mais pobre da forma convencional, consome-se mais energia, água, corpos moedores, reagentes, etc., pois trata-se cada vez mais ganga, o que gera maior quantidade de rejeitos finos. Também, eleva-se o CAPEX e OPEX.

A MOPE desenvolveu técnicas originais de CONCENTRAÇÃO SELETIVA que culminam na melhor rota de processos, tanto para novos projetos como para otimizar usinas em operação. O próprio minério nos indica a sua potencialidade. Normalmente há um bom minério dentro do ROM, mas é necessário descobri-lo descartando quanto antes o excesso de ganga e enriquecendo seletivamente o fluxo (pré-concentração) antes deste chegar até as operações mais onerosas da usina. Ainda, o meio ambiente agradece!

Sistemas Avançados

Fundamentado em seu profundo conhecimento de beneficiamento mineral, a MOPE possui uma série de sistemas desenvolvidos com modelos exclusivos para avaliação e controle, simulando condições de operação e permitindo ao operador tomar decisões ágeis e aprimorar suas estratégias de controle. Os modelos fenomenológicos desenvolvidos pela MOPE podem ser utilizados para entender a cada momento as condições operacionais do processo, seu ponto operacional ótimo e qual o caminho para alcançá-lo.

Três fases compõe a evolução das soluções. Na primeira fase, é possível fazer a avaliação em tempo real da operação por meio de fechamento dos balanços em períodos curtos de tempo ao longo do turno de trabalho. Além disso, pode-se simular condições operacionais para auxílio na tomada de decisão. Na segunda e terceira fase, os modelos fenomenológicos desenvolvidos pela MOPE são utilizados para o desenvolvimento de sistemas especialistas que trabalham na definição dos set-points que conduzem a planta a condições operacionais ótimas do ponto de vista de estabilidade operacional e de eficiência do processo. Identificando a todo instante o ótimo operacional, sua evolução passa por indicar aos operadores as ações que devem ser tomadas (segunda fase) até o momento no qual será possível definir automaticamente os set-points (terceira fase).

Por serem baseadas em modelos fenomenológicos customizados para o processo, as soluções oferecidas pela MOPE não dependem de hardware ou sensores específicos. Procuramos extrair os melhores resultados em termos de estabilidade operacional e melhor performance metalúrgica a partir da infraestrutura disponível, oferecendo conhecimento de processos atrelado à tecnologia.

Otimização de Usinas

Influenciadas pela oscilação das características dos minérios alimentados, pressão por uma operação contínua e sem falhas e necessidade de redução permanente do OPEX nas usinas em operação, muitas empresas necessitam obter respostas e soluções para problemas operacionais num curto espaço de tempo e ainda com pouca disponibilidade de recursos financeiros.

A MOPE compreende estas necessidades e, a partir de um diagnóstico especialmente feito com nossas ferramentas de avaliação (MOPETOOLS), oferece soluções práticas, de baixo custo, rápida execução e resultados surpreendentes.

Engenharia de Minas e Serviços em Mineração

No seu pacote de serviços para o mercado mineral, a MOPE conta com o apoio de empresas parceiras com expertise em diversas áreas. Com uma visão holística dos projetos, as soluções propostas visam garantir o melhor custo-benefício para os seus clientes.

A Mining Proficiency Group é uma empresa parceira da MOPE que fornece soluções de ponta em Engenharia e Serviços na área de lavra, com foco na redução de custos, análise de oportunidades e riscos. A empresa está alinhada com as melhores práticas globais de gestão sustentável, culminando nas melhores recomendações de investimentos.

Mining Proficiency Group – Engenharia e Serviços

Engenharia Conceitual

Em seus projetos de engenharia, a MOPE trabalha em parceria com a Oliveira Diniz, empresa com experiência em soluções de engenharia para o ramo cimenteiro, mineração e siderúrgico. A Oliveira Diniz possui mais de 25 anos de experiência em desenvolvimento, soluções e detalhamento de projetos de pequena, média e grande complexidade.

Oliveira Diniz – Projetos de Engenharia

A MOPE procura sempre a melhor solução dentro do contexto atual, caracterizado por minérios mais complexos e de baixo teor, falta de água, alto custo com energia e demandas ambientais. Somos responsavelmente criativos.