Retomada de Investimentosㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤ

Muitas mineradoras tem mostrado capacidade para resistir nestes tempos de pandemia. As metas de produção têm sido geralmente mantidas e algumas vezes até superadas e, aproveitando os bons preços das commodities e a relação de câmbio, o faturamento geral do setor mineral tem sido surpreendente e de algum modo tranquilizador para países mineradores como Chile, Peru e Brasil.

Mas, a preocupação (e as expectativas) ao longo deste difícil ano ficou por conta da chegada efetiva de novos investimentos ou a retomada de planos anteriores. Nas notícias recentes destacam-se muitas ações nesse sentido e, neste editorial, queremos comentar essas ações, com destaque para a decidida entrada do fundo APPIAN na mineração brasileira, com investimentos efetivos e imediatos, mesmo em plena pandemia.

Atlantic Nickel (novo nome da mineração Mirabela) já está em operação, depois de alguns anos paralisada. Também, o antigo projeto de Cobre Arapiraca (anos 80) que passou por décadas de pesquisa, está finalmente saindo do papel sob o nome de projeto Serrote, depois da APPIAN ter adquirido o controle da mineração Vale Verde.

O novo plano de negócios da CSN com ênfase na produção de pellet feed em Casa de Pedra, recentemente comunicado ao mercado, também surpreendeu, depois de vários anos de indecisão em relação a eventuais aumentos de capacidade de produção.

Em que pese todo o esforço dedicado a reparações ambientais, a VALE e a SAMARCO não desistem de avançar para uma rápida retomada das operações paralisadas com as tragédias das barragens, que pode recuperar substancialmente a economia de Minas Gerais, principalmente na região de Mariana.

No Chile, a grande mineração do Cobre é puxada pela Codelco, que apresenta investimentos expressivos para os próximos anos, principalmente em projetos estruturais, com ênfase nos próximos 2 anos. A mineração peruana começa a superar os efeitos da pandemia e se firma como grande parceiro de investimentos chineses em mineração.

Sempre esperamos e queremos mais da mineração. Apesar das nossas frequentes críticas e permanente empenho a favor de uma nova forma de fazer mineração (Concentração Seletiva), devemos reconhecer pelas circunstancias em que vivemos, que a mineração está dando uma enorme contribuição para a estabilidade econômica dos países que tem apostado nesta atividade. Os novos investimentos são a maior prova da confiança que a mineração está depositando no nosso futuro. Isso deve ser reconhecido.

Alexis Yovanovic

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *