Froth Flotation – Parte IVㅤㅤㅤ
EXERCICIO DEIXADO NA SEMANA ANTERIOR
A flotação de SiO2 para concentração de minério de ferro é um pouco mais complexa, tanto pelo fato de que ela é “inversa”, ou seja, é analisada a seletividade da flotação de SiO2 e, ainda, devido a que os resultados comerciais esperados da concentração e de qualidade do concentrado são para o minério de ferro afundado.
Vejamos como exemplo dois testes de flotação, alterando reagente, para minério similar:
- Alimentação: 35%SiO2 e 38%FeT;
Espuma flotada: 55%SiO2
Afundado: 4%SiO2, 66%FeT
- Alimentação: 35%SiO2 e 38%FeT;
Espuma flotada: 50%SiO2
Afundado: 2%SiO2, 67%FeT
PERGUNTAS
1.Qual foi a seletividade (BETA) da flotação de SiO2 para cada teste;
2. Qual foi a recuperação metalúrgica do FeT e a % massa de concentrado de ferro (afundado) em cada teste;
3. Qual seria a recuperação metalúrgica de FeT e a % massa concentrada de minério de ferro para cada teste se ambos produtos obtivessem 1,5%SiO2 (set-point) no afundado.
PARTE IV (RESPOSTAS)
1.Usando o simulador de desempenho metalúrgico da MOPE é obtido o índice de seletividade Beta para cada condição testada, onde se observa que a primeira condição é mais seletiva.
2. A massa de concentrado de ferro (cola ou afundado da flotação de sílica) foi de 39,22% para o teste 1 e de 31,25% no teste 2.
A recuperação metalúrgica de FeT no teste 1 foi de 68,12% e, para o teste 2, de 55,1%.
3. Havendo suficiente potencial de geração de espuma na máquina de flotação, seja na célula de laboratório ou na escala Rougher industrial, a mobilização de espuma flotada de sílica poderia ser alterada para ajustar o set point de 1,5%SiO2 desejado. Havendo tempo de flotação igual ou maior ao mínimo requerido, a geração de espuma aumenta (no laboratório ou no banco de flotação Rougher industrial) junto com a alimentação de ar, a elevação do nível da interface polpa/espuma ou adicionando mais espumante.
A flotação de sílica deverá ser acelerada (Fast) até chegar ao set point, gerando 30,8% de recuperação em massa de concentrado de ferro com a especificação requerida.
A mesma análise é realizada para o teste 2, que gera um produto similar, mas com apenas 29,8% de massa recuperada como concentrado de minério de ferro, comprovando que a primeira condição testada (por exemplo, determinado reagente) é melhor que a segunda condição.
Para avaliar condições diferentes de flotação de sílica na concentração de minério de ferro foi criado o software COMPARAFLOT.Fe, como por exemplo, a flotação de mistura de underflow de duas etapas de ciclonagem (dados obtidos na internet, para minério da Samarco). Nos resultados abaixo se confirma a melhor seletividade do fluxo vindo do UF1.
Ou por exemplo a avaliação de tipos de AMINA, em testes de laboratório
Em igualdade de outros parâmetros, a Amina BM-3 foi a que proporcionou maior seletividade ao processo de flotação.
Em breve será disponibilizado na nuvem um conjunto padrão de ferramentas da MOPE.
PARA A PRÓXIMA SEMANA
A partir da próxima semana examinemos a situação que acontece em circuitos industriais de flotação, tanto inversa como direta.
MOPENEWS