A Criatividade e o Riscoㅤㅤㅤㅤㅤ
Existe mérito em quem desenvolve soluções criativas, seja fabricante, funcionário ou consultor. Acontece, no entanto, que muitas dessas soluções não são aplicadas em operações industriais devido à aversão ao risco de quem decide. Por isso acreditamos que o maior mérito na evolução tecnológica na mineração tem sido dos tomadores de decisão de mineradoras que, corajosamente, assumem parte dos riscos e se expõem perante a própria empresa e a sociedade. Por outro lado, o medo do fracasso valida a frase de que “quem nada faz, nada teme”.
A MOPE se orgulha e ao mesmo tempo reconhece que, ao longo dos seus 17 anos de vida, o maior sucesso das nossas soluções criativas é devido a diversos colegas executivos de empresas, que tem apostado na renovação e na procura legítima por melhorias. Temos ganhado prêmios e sido reconhecidos pela comunidade da mineração, principalmente no Brasil e no Chile, mas, fica aqui o nosso reconhecimento para muitos gestores que se expuseram a críticas e colocaram até os seus cargos em risco para explorar saídas tecnológicas melhores nas suas operações, em benefício das suas empresas, comunidades e acionistas.
Muitos COO, Vice-presidentes, Diretores ou Gerentes carregam consigo a humildade do seu próprio anonimato, nas oportunidades em que apostaram pela evolução tecnológica das suas operações. Isso deve ser enxergado e reconhecido, pois o cargo que ocupam não é apenas um privilégio, mas sim uma enorme responsabilidade.
Assim, tomara que em 2021 vejamos mais executivos enfrentando as resistências internas e externas em prol de uma mineração mais criativa e responsável.
Alexis Yovanovic